INFORMAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO
Entre os pilares de atuação desta Coalizão, estão a Comunicação, que prevê o desenvolvimento de conteúdos e ações que aumentem a conscientização, o conhecimento e o volume de informações para reconhecer e saber como atuar diante da violência contra mulheres e meninas, e Treinamento e Educação, com a promoção de oficinas de formação, treinamentos, benchmarking e capacitação para desenvolvimento de políticas e procedimentos efetivos voltados à causa. Nessas duas esferas, duas ações de destacam: a Jornada de Formação e a Coleção Coalizão.
Em 2024, a Jornada de Formação já contou com três encontros mensais e, no dia 25 de abril, realizará seu primeiro plantão de trocas. Os temas abordados até o momento foram “KPIs: estratégias para mensurar a eficácia e a efetividade dos programas e iniciativas de combate à violência”, em fevereiro, “Equidade salarial entre homens e mulheres: Natura, um case de sucesso”, em março, e “Gestão de Crise envolvendo Violências de Gênero”, em abril. As formações são conduzidas por Ivanda Sobrinha, coordenadora da causa de violência contra meninas e mulheres do Instituto Avon.
“A Jornada de Formação traz conteúdos capazes de equipar as organizações empresariais para realizar mudanças culturais e estruturais em suas políticas internas de enfrentamento às violências contra as mulheres, seja para criação de canais eficazes de atendimento, seja para a promoção de um ambiente saudável, livre de violências. Quando questões como essa são tratadas de forma assertiva dentro das empresas, os resultados naturalmente extrapolam os muros e refletem na sociedade, pois, no final do dia, o que todas nós queremos é um Brasil livre de violência contra todas as mulheres”, pontuou Ivanda.
Coleção Coalizão
Dentro do pilar de Comunicação, o grande destaque é a Coleção Coalizão, que traz títulos com conteúdos exclusivos, escritos por especialistas, voltados à promoção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis. Já estão disponíveis o guia “Cuidar de quem cuida”, criado para apoiar os gestores de saúde no apoio aos profissionais do cuidado no acompanhamento de demandas relacionadas ao estresse físico e emocional a que são expostos em suas jornadas de trabalho. Lançamos também o guia “Empresas unidas pelos direitos das mulheres”, que traz dados e boas práticas voltadas à questão da violência contra mulheres e meninas, propondo uma reflexão sobre o papel do setor privado em relação ao tema.
Os guias estão em formato de páginas digitais, para facilitar o compartilhamento com todos os públicos estratégicos.