Lançado em novembro de 2023, o
Mapa Nacional da Violência de Gênero divulgou, no mês de março, sua primeira atualização de dados, revelando números alarmantes. Entre eles, o de que somente 20% das mulheres brasileiras se consideram bem-informadas sobre a Lei Federal Maria da Penha, informação noticiada em primeira mão pelo Jornal Nacional, da TV Globo, em reportagem sobre os direitos das mulheres.
À reportagem, Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon, revelou outro dado inédito do estudo: mais da metade das brasileiras com mais de 16 anos já sofreram algum tipo de violência. "Na prática, são 40 milhões de mulheres brasileiras. E cabe a pergunta: será que os mecanismos, os equipamentos públicos, estão prontos para atender a esta demanda?", questionou Daniela.
Novos recortes por estado A primeira atualização trouxe recortes estaduais da 10ª edição da Pesquisa Nacional de Violência Contra a Mulher, realizada pelo Observatório da Mulher Contra a Violência e o Instituto DataSenado, ambos do Senado Federal.
Entre os estados com maior conhecimento da Lei Maria da Penha entre a população feminina estão o Distrito Federal (33%), Paraná (29%) e o Rio Grande do Sul (29%).
Já nos estados do Amazonas e do Pará, 74% das mulheres afirmaram não conhecer bem a lei, seguidas por 72% das entrevistadas do Maranhão e Piauí e 71% de Roraima e Ceará.
Em maio, está prevista uma nova atualização, com a divulgação de recortes por regiões do país.
Repercussão na mídiaA atualização do
Mapa Nacional da Violência de Gênero tem sido destaque nos principais veículos de imprensa do país, como
Jornal Nacional, da TV Globo,
Jornal da Record,
Folha de S. Paulo,
Exame,
Valor Econômico, TV Cultura,
MSN,
Mídia Ninja,
O Otimista,
O Estado,
Nexo,
TV Senado e
Rádio BandNews FM.