Um grupo formado por líderes empresariais de todo o País, cuja missão é tão nobre quanto desafiadora, só pode promover uma transformação real no enfrentamento das violências contra as mulheres e meninas se estiver embasado em pilares sólidos, capazes de nortear todas as ações tomadas em conjunto.
Dentre os pilares que sustentam a Coalizão Empresarial estão Governança, Treinamento e Educação, Advocacy e Comunicação, e é nesse último que as empresas da Coalizão se comprometem a promover uma conversa - interna e externa - que aumente o conhecimento e a conscientização das pessoas de maneira geral sobre o tema, para que, informadas, elas possam atuar de forma mais coerente e consistente diante das violências que acontecem em nossa sociedade.
"Duas vezes ao ano, todas as empresas da Coalizão são convidadas a realizarem, em conjunto, campanhas de comunicação para tornar o assunto do enfrentamento das violências contra as mulheres e meninas cada vez mais relevante. É dessa forma que conseguimos gerar mais engajamento e impacto para promover as mudanças necessárias", afirma Giuliana Borges, coordenadora de comunicação do Instituto Avon e da Coalizão Empresarial.
Muitas empresas fazem a diferença por meio de suas ações de comunicação, mas, para esta edição, gostaríamos de destacar as ações do GPA, parceiro da Coalizão Empresarial.
As ações de comunicação do GPA
Desde 2019, quando passou a fazer parte da Coalizão, o GPA tem feito um importante trabalho para garantir que seus colaboradores, clientes e parceiros passem a conhecer e se engajar no enfrentamento à violência doméstica contra mulheres e meninas. Afinal, quanto maior o conhecimento, maior o engajamento e a atuação desses públicos.
Em junho de 2020, a empresa iniciou uma campanha de comunicação digital, inserindo banners informativos sobre a causa nos aplicativos e sites do Pão de Açúcar e do Extra e nos sites do Assaí e Compre Bem. No total, as peças, que incluem um link direto para acessar a Ângela, assistente virtual que faz o primeiro atendimento da vítima de violência doméstica, já tiveram mais de 460 mil acessos desde que entraram no ar.
"Ao fazer parte da Coalizão e aprender tanto, percebemos que uma das formas que poderíamos contribuir no combate à violência contra mulheres e meninas era levar informação e apoio a nossa rede de mais de 100 mil colaboradores e milhões de clientes que circulam nas nossas lojas e navegam por nossos sites e aplicativos", afirma Susy Yoshimura, diretora de Sustentabilidade e Diversidade do GPA/Assaí.
Cartazes da campanha #IsoladasSimSozinhasNão foram expostos nas mais de 870 lojas e nos 22 Centros de Distribuição da empresa. Também, uma newsletter com Perguntas e Respostas sobre Violência Doméstica foi divulgada para os mais de 55 mil colaboradores do GPA, aumentando ainda mais o conhecimento sobre o assunto.
Fora as ações de comunicação, o GPA também adotou iniciativas que fortalecem outros pilares. Confira:
- Treinamento da equipe de atendimento telefônico de Assistência Social do Grupo, canal em que os colaboradores podem, entre outros assuntos, reportar casos de violência doméstica. O time foi preparado para oferecer apoio psicológico e jurídico a quem precisa.
- Seção exclusiva sobre Violência Doméstica na Universidade do Varejo GPA, universidade corporativa do Grupo, disponível para todos os colaboradores.
- Doação de mais de 2.000 cestas básicas, por meio do Instituto GPA, para apoiar abrigos que recebem mulheres vítimas de violência doméstica.
Para saber mais sobre essas e outras ações do GPA na Coalizão Empresarial, entre em contato com diversidade@gpabr.com.