Um grupo articulado precisa de uma mensagem potente - mas também bem disseminada. Por isso, desde sua fundação, em 2019, a Comunicação é um dos quatro pilares que sustentam a Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas. Nele, as empresas signatárias se comprometem com a promoção da "Comunicação interna e externa aumentando a conscientização, conhecimento e o volume de informações para reconhecer e saber como atuar diante da violência contra as mulheres e meninas".
Por isso, todo ano, o Instituto Avon lidera a elaboração de campanhas de comunicação para a Coalizão Empresarial. As ações são sempre realizadas em março, mês do Dia Internacional das Mulheres, e em novembro, durante os 21 Dias de Ativismo - período que, no Brasil, vai de 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) a 10 de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Em 2021, a Campanha de Comunicação da Coalizão Empresarial para os 21 Dias de Ativismo foi criada em parceria com as equipes da Avon Hispana e concebida pela agência Wunderman Thompson (WT) e aborda o tema Consentimento, sobretudo no ambiente digital. Segundo Giuliana Borges, coordenadora de comunicação do Instituto Avon e da Coalizão, a mensagem principal é "O que é e o que não é consentimento". "Decidimos falar sobre isso pois é um assunto muito em pauta hoje em diversos níveis, gêneros, idades e lugares. Muitas pessoas não têm ideia da abrangência do termo consentimento e como é importante saber mais sobre ele. Afinal, ele é pré-requisito para qualquer relação afetiva e sexual saudável", completa.
Você sabe o que é Consentimento?
1. Ato ou efeito de consentir; permissão, licença.
2. Decisão favorável quanto a solicitação ou pedido; aprovação, anuência, aquiescência.
3. Tolerância, condescendência.
4. Concordância de ideias, unanimidade de opiniões, acordo das partes envolvidas (em projeto, objetivo, decisões etc.).
5. Acordo revogável e renovável, não indefinido no tempo.
Mensagem rompendo barreiras
Esse ano essa mensagem irá ainda mais longe. Além de ser publicada pelo Instituto Avon, Avon e as mais de 120 empresas da Coalizão, a campanha será divulgada pela Avon Hispana, que abrange países como Argentina, Chile, Uruguai, México, Colômbia, Equador e Peru, entre outros.
"É incrível pensar no poder que a mensagem de enfrentamento às violências contra mulheres e meninas terá esse ano. Serão muitas vozes, pessoas e ações unidas pela mesma causa. É para isso que trabalhamos todos os dias: para impactar e engajar o maior número de pessoas, propagar a nossa mensagem e beneficiar quem mais precisa", complementa Giuliana.
"Temos a responsabilidade de potencializar as mensagens que facilitem a troca cultural necessária para colocar fim à violência contra mulheres e meninas. Esta campanha nos permite seguir juntos na construção de mensagens que atravessam toda a América Latina, levando adiante um conceito simples mas, para muitas pessoas, ainda sendo aprendido: o consentimento e seu papel na construção de uma sociedade livre de violência", explica Ana Inés Alvarez, diretora da Fundación Avon para os mercados hispânicos.
Aguarde! Em breve entraremos em contato com as empresas signatárias para informar o dia do Webinar de apresentação da campanha, que deve acontecer na primeira quinzena de outubro.