Por Grupo de Diversidade, Equidade e Inclusão de Gênero da Pfizer Brasil
Agosto foi instituído como mês de proteção à mulher pela Lei 14.448/22, com o objetivo de conscientizar a sociedade e lutar pelo fim da violência de gênero, ganhando assim, a cor lilás, em prol dessa causa. O mês de agosto foi escolhido porque marca a sanção da Lei Maria da Penha, que ocorreu em 2006. Já a cor lilás representa muito na luta das mulheres pelos seus direitos, pois é, há mais de cem anos, o símbolo do movimento pelo voto feminino.
A necessidade de se falar do assunto é grande, pois ainda existe uma grande invisibilidade ao redor do tema. Segundo o relatório do Fórum Brasileiro de 2022, 18,6 milhões de mulheres sofreram algum tipo de violência no último ano, e 45% delas não conseguiram agir em defesa própria após ter vivenciado o episódio mais grave.
E é exatamente nesse ponto que a iniciativa ANJOS busca agir! O projeto, que promovemos aqui na Pfizer, foi criado para ser uma REDE de APOIO para colaboradores que venham a sofrer qualquer tipo de violência - seja ela no ambiente de trabalho ou doméstico- e ir além dos canais físicos e convencionais, sendo um espaço de escuta ativa e humanizada, gerado a partir do poder das conexões.
A iniciativa nasceu de um insight dos plantões de troca da Coalizão Empresarial. Fomos colocados em contato para um brainstorming com a Sodexo, que também estava planejando uma ação de combate à violência. Atualmente, este é um dos maiores projetos do nosso Comitê de Diversidade e Inclusão de Gênero, que existe desde 2008, e já fez grandes avanços, como o de termos hoje 57% da liderança da Pfizer composta por mulheres.
Essa causa é e precisa ser DE TODOS! Hoje, somos 45 colegas voluntários de vários estados do Brasil, entre homens e mulheres que atuam em diferentes áreas da companhia, e trabalham na sede administrativa em Santo Amaro, na planta de Itapevi ou prestam serviços externos, engajados e preparados para ser o 1º canal de acolhimento para possíveis ocorrências.
Os colegas ANJOS, como já apelidamos na companhia, tiveram uma sessão de formação e mentoria com a Arielle Scarpatti, consultora de conteúdo da Coalizão Empresarial. Uma mesma sessão de sensibilização abordando os desafios enfrentados no ambiente corporativo, foi feita com a equipe de liderança da Pfizer Brasil e aberta para toda a companhia. E depois de toda a estruturação, também tivemos a oportunidade de apresentar a iniciativa para as outras signatárias que fazem parte da Coalizão.
Nos orgulhamos muito da jornada que estamos trilhando juntos, não só dentro da companhia, mas também com a sociedade, comprometidos em transformar o futuro que estamos construindo - para que a futura geração de meninas, jovens e mulheres encontrem um mundo mais diverso, seguro e com oportunidades iguais para todos.
Mais do que desejar um mundo melhor, é preciso criá-lo. Vamos juntas!
PP-UNP-BRA-2830