Antes de iniciar a leitura, olhe ao redor. Se estiver trabalhando presencialmente, conte quantas mulheres estão no ambiente. Se o trabalho for remoto, preste atenção na presença feminina nas chamadas de vídeo. Esse simples exercício nos ajuda a colocar em perspectiva um dado assustador: 1 em cada 3 mulheres com 16 anos ou mais relatam terem sido vítimas de violência provocada por parceiro íntimo ao longo dos anos, de acordo com o
relatório “Visível e Invisível", promovido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em 2022. Não são números: podem ser nossas colegas de trabalho, mães, filhas e amigas que, neste momento, estão enfrentando a violência e precisam de apoio para quebrar esse ciclo.
O Agosto Lilás – instituído pela lei federal 14.448/22, que determina que a União, os estados e os municípios promovam ações e compartilhem informações sobre as diferentes formas de violência contra a mulher ao longo do mês – representa uma enorme oportunidade de dar ainda mais projeção e visibilidade a essa questão tão urgente, por meio de ações e materiais que despertem a consciência, promovam o debate e fortaleçam as redes de apoio a meninas e mulheres.
Durante este mês emblemático, em que celebramos o aniversário da Lei Maria da Penha, o Instituto Avon tem intensificado as ações de enfrentamento às violências contra mulheres e meninas, causa a que se dedica diariamente há mais de 15 anos.
Entre elas, está o lançamento da 2ª temporada do Podcast Instituto Avon, com cinco episódios conduzidos pela jornalista Valéria Almeida e a presença de especialistas, como a assistente social e coordenadora da causa de violência do Instituto Avon, Ivanda Sobrinha, a advogada Luciana Terra e a promotora legal popular e embaixadora da causa Nilvanda Sena.
“Ao ouvir e conversar de verdade com essas mulheres e especialistas que nos ajudam a transformar realidades, a nossa intenção com o Podcast Instituto Avon foi tornar os temas acessíveis e descomplicados. Acreditamos que conhecimento é poder e que nenhuma mulher deve abdicar de seus direitos por falta de informação”, conclui Daniela Grelin.
Clique nos links para escutá-los no Spotify:
Os episódios também estão disponíveis na plataforma
Deezer. Compartilhe os links com todos os seus contatos e conte nos comentários as ações da sua empresa neste Agosto Lilás.